20th setembro 2020

Dicas para deixar a cozinha mais segura para as crianças na quarentena

Sem dúvida, uma das grandes preocupações nessa quarentena é em deixar a casa mais segura para as crianças, principalmente, a cozinha, que é um cômodo que oferece diferentes riscos à segurança.

E se tem uma coisa que ninguém discorda nessa vida, é de que crianças são extremamente criativas, em segundos alguns objetos podem ganhar vida, se transformar em brinquedos, personagens, e a casa oferece perfeitos cenários para as essas brincadeiras, como a cozinha, por exemplo, com seus muitos e diferentes itens.

Certamente, ninguém está propondo aqui bloquear a criatividade das crianças, é muito importante, principalmente, em tempos de confinamento, incentivar e permitir que elas brinquem, para seu perfeito desenvolvimento, até porque, é através  das brincadeiras que as crianças expressam e se preparam para a vida adulta.

Mas, no entanto, mais do que nunca, essas brincadeiras precisam ser supervisionadas, os pais, ou responsáveis, devem ficar atentos para evitar possíveis riscos de acidentes, mesmo estando isoladas dentro de casa, até porque, é justamente, dentro de casa que costumam acontecer mais acidentes, e a quarentena facilita ainda mais essa realidade.

Pensando nisso, para ajudar os pais, ou responsáveis, nessa nada fácil tarefa, resolvemos separar algumas dicas para garantir a segurança das crianças na cozinha, considerado cômodo mais perigoso da casa e onde ocorre a maioria dos acidentes domésticos envolvendo a garotada.

Supervisão sempre

Não dá nem para contestar o porquê da cozinha ser considerada o cômodo mais perigoso da casa, já que nela é possível encontrar os mais diferentes itens que representam riscos de acidentes graves, desde facas, abridor de garrafas, fósforos, botijão de gás, produtos inflamáveis e de limpeza, recipientes de vidro. Sem falar que é onde está localizado o forno e fogão, que podem causar queimaduras muito graves.

Por isso, como infelizmente não é possível bloquear, totalmente, a entrada de crianças na cozinha, é preciso, ao menos, deixar esses itens mais perigosos longe do alcance delas, podendo ser em armários altos ou gavetas com trava, e sempre mantendo a supervisão, mesmo que eles não percebam, quando estiverem nesse ambiente.

O mais importante, e que pode garantir uma quarentena totalmente segura, é jamais deixar as crianças sozinhas na cozinha, mesmo que por segundos, esse não é o lugar ideal para brincadeiras, mas se o responsável não tiver com quem deixá-las, então, que seja com atenta supervisão, evitando distrações, como telefone, internet, e coisas do tipo.

Enquanto estiver cozinhando

Sem dúvida, a maioria dos acidentes ocorre enquanto se prepara as refeições. Muitas vezes o responsável não tem com que deixá-las,  é aí que mora o perigo, pois nessa hora são usados perigosos utensílios, como facas, além de se lidar com alimentos e bebidas quentes. 

É preciso considerar que toda a atenção da pessoa que está cozinhando está voltada, justamente, para essa ação, dificultando a supervisão das crianças.

Sendo assim, a melhor maneira de evitar acidentes enquanto estiver cozinhando é restringindo o acesso das crianças à cozinha. Se não tiver como, pelo menos, no caso dos menores, procure cozinhar enquanto dormem, ou colocá-los em um cercadinho por perto.

Dicas básicas

 

  • Caso não tenha com quem deixar a criança, para evitar seu acesso à cozinha, vale utilizar um portãozinho na porta de acesso a esse cômodo;
  • Mantenha bem longe do alcance das crianças itens como facas, fósforos, isqueiros, sacos plásticos ,recipientes de vidro ou cerâmica e produtos de limpeza;
  • Se não tiver como manter a criança em outro cômodo, procure utilizar as bocas de trás do fogão, sempre virando os cabos das panelas para dentro. Assim, estará prevenindo que elas acidentalmente se queimem;
  • Ao utilizar o forno, mantenha a criança bem longe, evitando que, por curiosidade, cheguem perto e acabem encostando e se queimando gravemente;
  • Evite usar toalhas de mesa, pois as crianças podem puxá-las para se apoiar e, se houver líquidos e alimentos quentes sobre elas, podem se queimar seriamente, se tiver vidros e talheres, se machucar ou cortar. Enfim, substitua toalhas por joguinhos americanos, ou mesmo, toalhas do tamanho exato da mesa, sem sobrar pontas. 

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e garantir a segurança das crianças na cozinha, evitando fazer da quarentena um terrível pesadelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *