18th setembro 2020
iniciando com Adobe Illustrator.

Iniciando com Adobe Illustrator

Deseja começar a aprender o Adobe Illustrator? Confira uma rápida inicialização com o  Illustrator. Com instruções fáceis de seguir, este manual simplifica o aprendizado do Illustrator.

O Adobe Illustrator é um programa de desenho vetorial, é frequentemente usado para criar logotipos, ícones, ilustrações, gráficos, infográficos, camisetas, cartões de visita, artigos de papelaria, envelopes, design de embalagem. Em suma, é usado principalmente para criar gráficos de alta resolução, que podem ser impressos posteriormente, assim como vetorizar imagem no corel.

iniciando com Adobe Illustrator.

Ao contrário do Photoshop, que armazena informações da imagem em pontos, o Illustrator usa equações matemáticas quando você desenha formas. Os desenhos vetoriais podem ser dimensionados para caber em banners do tamanho de arranha-céus; imagens rasterizadas não podem. Por isso, o Illustrator é usado para fazer desenhos que precisam ser redimensionados facilmente, como logotipos. Veja mais.

Este manual do Adobe Illustrator explica as ferramentas básicas necessárias para criar um logotipo. Abra você mesmo o Illustrator e acompanhe para realmente ter uma idéia do incrível programa de arte vetorial da Adobe.

O espaço de trabalho do Illustrator

Se você conhece o Photoshop, o espaço de trabalho do Adobe Illustrator não o surpreenderá, pois as partes principais são basicamente as mesmas

Você usará principalmente o painel Ferramentas, pois todas as ferramentas necessárias estão lá. Para configurar uma ferramenta ativa, você usará o painel de controle, onde são mantidas todas as opções da ferramenta atual. E, é claro, a área de encaixe do painel, mantém paletas tão importantes como: Amostras de cores, Camadas, Opções de traço, Aparência, Configurações de gradiente etc. (todas as paletas podem ser ativadas ou desativadas no menu do Windows ).

Painel de ferramentas

Existem muitas ferramentas disponíveis na caixa de ferramentas, mas você não precisa memorizar tudo, apenas algumas delas farão o trabalho. 

Agrupando objetos

Para duplicar uma imagem, o total da imagem é composto de várias camadas (objetos); portanto, para facilitar as coisas durante a duplicação, vamos agrupá- las.

iniciando com Adobe Illustrator.

Para agrupar um conjunto de objetos, selecione todos eles, arrastando o mouse em torno deles e clicando Ctrl + G. Outra maneira conveniente de selecionar vários objetos é pressionar Shift e clicar nos objetos.

Salvando e exportando

Para salvar seus arquivos do Illustrator, basta pressionar Ctrl + S e ele será salvo no formato.ai.

Se você deseja salvar seu logotipo em png, você pode usar uma das duas maneiras: Arquivo-> Exportar ou Arquivo-> Salvar para a Web e dispositivos .

Enquanto a segunda maneira exporta toda a prancheta, a primeira maneira permite exportar apenas seus objetos.

Criando um texto 3D no Adobe Illustrator

Embora os gráficos vetoriais sejam tipicamente de duas dimensões, você também pode criar objetos 3D de boa aparência. Como eu disse, agora estamos aprendendo o básico, para que você se familiarize com a interface e algumas ferramentas úteis. Quando estiver, verá que não há limites para o que você pode fazer com o Illustrator.

Usando o painel Transparência

iniciando com Adobe Illustrator.

Você sempre pode usar o painel Transparência para alterar a maneira como um objeto ou uma camada se mistura com as camadas abaixo. Primeiro, vamos enviar nosso retângulo por trás da imagem. Selecione o retângulo clicando nele e use Ctrl + [.

Algumas dicas úteis

Dicas e truques são infinitos, mas vamos mostrar alguns deles a seguir:

• Bloquear camadas – quando você deseja selecionar alguns objetos pequenos que estão na frente de outros objetos (como um plano de fundo), em vez de Shift + clicar em cada um, você pode simplesmente bloquear o plano de fundo com Ctrl + 2 ou colocar um sinal de bloqueio o painel Camadas.

• Verifique sempre a paleta Camadas – ao trabalhar com muitos objetos e camadas, é realmente útil nomear suas camadas e verificar como elas estão alinhadas (se uma camada está acima ou abaixo da outra, está bloqueada etc.);

• Edite novamente os estilos de camada sempre que precisar – sim, você sempre pode alterar as configurações de estilo ou efeito que você já aplicou a um objeto ou camada antes através do painel Aparência (Janela-> Aparência);

• Usar bibliotecas – existem algumas boas bibliotecas predefinidas para serem usadas em seus trabalhos. Vá para Janela-> Bibliotecas e selecione Bibliotecas de pincéis, Bibliotecas de amostras, Bibliotecas de estilos gráficos ou Bibliotecas de símbolos. Há muitos deles.

Essas foram as principais dicas para iniciar com o Adobe Illustrator, uma guia prático para que o usuário começa a aprender um pouco mais sobre esse programa tão importante no mundo dos computadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *